Screenshot 2019-10-30 at 09.28.04.png
 
 
76961552585505.jpg
47661552585500.jpg
86501552585405.jpg
 

Herdade

A Herdade situa-se na freguesia de Pedrogão, Concelho da Vidigueira, junto à aldeia de Marmelar, a cerca de 17 km a Este da Vidigueira. Está muito próxima da albufeira do Alqueva, em linha recta a cerca de 13 km.

Tem uma área de cerca de 1.100 hectares, a maior parte da qual se encontra na encosta Sul da Serra do Mendro e é constituída por floresta mediterrânica, com diversas espécies de árvores autóctones, pontificando o Sobreiro, o Zambujeiro, a Azinheira e o Medronheiro. É atravessada pela Ribeira de Marmelar que, junto à adega da Herdade, tem uma barragem que cria uma das 3 grandes reservas de água para utilização agrícola na Herdade. As actuais principais explorações agrícolas são 43 hectares de vinha e 210 hectares de olival, tradicional, intensivo e sebe.

História

A Herdade do Monte da Ribeira remonta a data de 8/04/1958, sendo adquirida em 1986 pelo industrial Victor Carmona e Costa que, nos 15 anos seguintes, não só reformou completamente a Herdade, como implantou toda a actual estrutura agrícola produtiva e adega.

A Herdade é propriedade da Casa Agrícola HMR SA que é inteiramente detida por uma fundação que ostenta o nome dos seus dois Fundadores, a Fundação Victor e Graça Carmona e Costa. A Fundação, com sede e instalações próprias em Lisboa, dedica-se ao apoio à arte contemporânea em Portugal e a Casa Agrícola HMR SA é um dos seus activos fundacionais.

“Vinhos que contam histórias, azeites que marcam memórias.”

O Vinho

A primeira vinha da Herdade do Monte da Ribeira foi plantada em 1989 e, em paralelo, foi construída uma adega para produção de vinho. A primeira colheita, de 1992, foi comercializada com a marca Vidigueira. Mais tarde foram adicionadas as marcas Pousio e Quatro Caminhos e, recentemente, a marca Marmelar.
Nos últimos anos a adega foi modernizada e, já há cerca de 12 anos, a vinha tem vindo a ser expandida e reestruturada, ocupando actualmente 43 hectares. As castas brancas, Alvarinho, Antão Vaz, Arinto, Roupeiro e Verdelho ocupam um terço do total da área da vinha. As castas tintas presentes são Alicante Bouschet, Aragonez, Baga, Cabernet Sauvignon, Petit Syrah, Petit Verdot, Syrah, Touriga Nacional e Trincadeira, que ocupam os restantes dois terços da vinha.
Em anos de vindima em que a produção é abundante, a Herdade tem conseguido produzir quase 400.000 garrafas de vinho, branco, tinto e rosé.


20921552585475.jpg

Azeite

A Herdade sempre teve olival de sequeiro, presente em toda a região. Mas foi com a construção da barragem e dos dois grandes depósitos de água na Herdade que o Dr. Victor Carmona e Costa, entre 1989 e 2008, plantou olivais intensivos e superintensivos que, juntamente com o olival tradicional, ocupam actualmente 210 hectares da propriedade. Estes olivais são constituídos por oliveiras das seguintes espécies: no olival tradicional a maior parte é Galega, Bico de Corvo e Verdeal; nos olivais intensivos a maior parte é Cobrançosa e alguma Picual e Cordovil; os olivais superintensivos são todos de Arbequina. Na campanha de 2015/16 e 2018/2019, ambos anos muito bons, a produção de azeitona da Herdade quase atingiu as 1.000 toneladas. Em 2016, a Herdade do Monte da Ribeira iniciou a comercialização de azeite produzido com as azeitonas dos seus olivais, com as marcas “Pousio” e “Pousio Premium”. São ambos azeites virgem extra de grande qualidade, com acidez abaixo dos 0,2. O primeiro é um azeite feito com Arbequina, Cobrançosa e Galega; o segundo, mais harmonioso e equilibrado, é feito com Arbequina, Cobrançosa e Picual. Em 2018, lança um terceiro lote de azeite provenientes de azeitonas mais maduras e surge assim o Pousio Clássico. Um azeite virgem extra, produzido com as azeitonas dos olivais tradicionais de sequeiro e mais maduras, sendo um azeite excelente para cozinhar e temperar quando queremos acrescentar uma gordura sem adicionar frutado.

51581552585491.jpg

Pessoas

O Conselho de Administração da Casa Agrícola HMR SA é coincidente com o da Fundação Victor e Graça Carmona e Costa, composto por Maria da Graça Carmona e Costa, José Carmona e Costa Responsável pela gestão da Herdade e Álvaro Portela.

O negócio do azeite e a Direcção Agrícola da Herdade e redes sociais é da responsabilidade de Mariana Carmona e Costa. A parte comercial do azeite é feita em parceria com toda a equipa.

O negócio dos vinhos é dirigido por José Carmona e Costa sendo o Diretor Comercial e de Marketing João Carmona e Costa contando com Pedro Portela no Norte, Centro e Ilhas e Exportação - Ásia; Tatiana Coutinho grande distribuição e Sul.

Nuno Elias é Enólogo-Residente e Luís Duarte o Enólogo-Consultor.